Valcke pede pressa na aprovação de mudanças de arbitragem para a Copa-14
Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, pediu pressa à International Board, órgão responsável pela definição das regras do futebol, quanto à arbitragem. Segundo o dirigente, a aprovação para a adoção de dois novos assistentes precisa sair do papel ainda nesta temporada, para que haja tempo hábil para treiná-los até 2014.
A discussão vem se arrastando desde o fim da Copa do Mundo, marcada pelo excesso de erros de arbitragem. A Fifa já sinalizou apoio à inclusão de dois assistentes ao atual “trio” de arbitragem. Os auxiliares ficariam atrás dos gols.
A experiência já sendo colocada em prática em algumas competições, como a Liga Europa. A implantação no nível internacional, no entanto, depende da International Board, que se encontrará na próxima semana, no País de Gales, para definir a agenda de discussões da reunião anual da entidade, que acontecerá em março de 2011.
Segundo Valcke, nesse encontro de março os dirigentes podem marcar um novo encontro para junho, quando finalmente a decisão final sairia.
“Nós temos de treinar esses árbitros. Você não pode simplesmente adicionar assistentes em 12 meses. Eles têm de trabalhar juntos”, disse Valcke. Para valer na Copa do Mundo, a nova regra tem de estar em vigor já na Copa das Confederações de 2013, o principal evento-teste para o Mundial do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário